Umas das surpresas de Roma é visitar o local onde ficavam as Termas de Diocleziano, construídas entre 298 e 306 d.C. Foram as maiores termas do mundo romano! Para ter ideia da dimensão, o complexo de edifícios ocupava uma área equivalente a 13 hectares. Cerca de 3.000 pessoas podiam usar ao mesmo tempo. A Terma tinha sistema aquecimento dos ambientes e das piscinas. Uma obra de arte da engenharia e arquitetura romana!
As termas permaneceram em uso até a invasão bárbara de 537. Com o tempo, virou local de retirada de materiais para a construção de outros edifícios. Em 1563, o Papa Pio IV solicitou ao Michelangelo o projeto de uma igreja usando a estrutura das termas. O artista usou as ruínas para abrigar a Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri.
O corpo principal da basílica ocupa o espaço onde era o Frigidarium, local para banhos com água fria nas termas romanas. O teto com abóbadas cruzadas e as colunas de granito rosa são originais de época romana.
A Praça da República, em frente à basílica, tem o desenho da Êxedra da terma, um amplo pórtico semicircular onde as pessoas discutiam e conversavam.
Entrar na basílica é fazer uma viagem no tempo, uma obra construída durante o Império Romano que se uniu com o projeto renascentista de Michelangelo.
Uma delícia esse restaurante que fica entre o Coliseu e a Basílica de Santa Maria…
Você sabe de onde vem a água da famosa Fontana di Trevi? Poucas pessoas sabem,…
O Vittoriano ou Altar da Pátria, imponente monumento branco que fica na Praça Veneza, ao…
O artista Barroco Gian Lorenzo Bernini tinha apenas 20 anos quando o cardeal Scipione Borghese…
This website uses cookies.