Você sabe de onde vem a água da famosa Fontana di Trevi? Poucas pessoas sabem, mas a história dessa fonte está ligada ao antigo aqueduto romano: o Aqua Virgo (Acqua Vergine)!
Ele foi construído em 19 a.C. por Agripa, genro do primeiro imperador romano Otávio Augusto. Agripa era um general do exército romano e um grande engenheiro. Ele construiu esse aqueduto com aproximadamente 20Km de extensão com o objetivo de levar água até a Terma de Agripa no Campo de Marte (próximo ao Pantheon, Panteão em português).
Terma era o local que os antigos romanos usavam para fazer os seus banhos. Era uma espécie de clube, com piscina; banhos de água quente, morna e fria; local para exercícios físicos; sauna; massagem; biblioteca e salas de reuniões. A Terma de Agripa foi a primeira terma pública de Roma.
O Aqua Virgo funciona até hoje e alimenta algumas fontes monumentais de Roma. Se você observar a fachada da Fontana de Trevi vai encontrar a história do aqueduto. No retângulo superior à esquerda aparece um general romano (Agripa) olhando o projeto do aqueduto. No retângulo superior à direita aparece a Virgem mostrando para os soldados romanos onde eles tinham que pegar a água. Acredita-se que o nome “Virgem” seja a analogia da pureza dessas águas. A bela escultura no centro da Fontana di Trevi é a personificação do oceano.
A Fontana di Trevi foi inaugurada em 1762, o projeto é de Nicola Salvi. É uma das obras-primas do tardo Barroco italiano.
Umas das surpresas de Roma é visitar o local onde ficavam as Termas de Diocleziano,…
Uma delícia esse restaurante que fica entre o Coliseu e a Basílica de Santa Maria…
O Vittoriano ou Altar da Pátria, imponente monumento branco que fica na Praça Veneza, ao…
O artista Barroco Gian Lorenzo Bernini tinha apenas 20 anos quando o cardeal Scipione Borghese…
This website uses cookies.